Ativar a Chave Móvel Digital é algo muito simples. Esqueça o cartão de cidadão ou o leitor para o chip do cartão de cidadão, porque não precisa de nenhum deles. E, sem sair do seu sofá, pode ativar esta chave que lhe permitirá fazer coisas como renovar documentos e assiná-los. Tudo à distância de alguns cliques. Leia este artigo e saiba como é simples e útil.
A propagação do coronavírus tem levado o Governo e as empresas a tomar medidas de contenção. Entre elas, destacam-se a quarentena voluntária por prevenção de contágio ou a possibilidade de desempenhar o trabalho de forma remota.
Felizmente, a digitalização da economia permite-nos aceder a uma série de serviços online a partir de qualquer lugar. Atualmente conseguimos realizar uma série de operações e resolver várias questões mais burocráticas de forma cómoda, sem precisarmos de nos deslocar a balcões.
A Chave Móvel Digital é uma ferramenta simples e segura que lhe permite usufruir de vários serviços e assinar documentos sem ter de sair de casa. Só precisa de ter acesso à internet.
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Chave Móvel Digital: Já pediu a sua?
A Chave Móvel Digital (CMD) permite, de uma forma simples e segura, aceder a uma série de serviços sem ter de se deslocar presencialmente aos locais. Não precisa sequer do seu cartão de cidadão.
A CMD é, por exemplo, a solução para renovar documentos sem sair de casa, mas o seu potencial não se resume a isto. O processo para fazer o pedido é simples e rápido. Precisa apenas de alguns dados como o número de contribuinte, senha do Portal das Finanças, número de telemóvel e e-mail.
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Quais são os benefícios da CMD?
Com a CMD pode tratar de vários assuntos a partir de casa. O processo garante a mesma segurança e eficácia tal como se o fizesse presencialmente.
Já imaginou poder assinar, de forma segura, documentos à distância? Com esta ferramenta, é possível assinar todo o tipo de documentos como contratos de promessa compra e venda, certificados, contratos de serviços, entre outros, a partir de qualquer lugar. É apenas necessário que ambas as partes estejam de acordo na utilização da assinatura digital.
Pode usar a CMD para aceder a todos os serviços disponíveis no portal de serviços públicos ePortugal.gov.pt. São exemplo:
- Renovação do cartão de cidadão;
- Alteração de morada no cartão de cidadão;
- Registo de nascimento;
- Pedido de certidão de óbito;
- Pedido de registo predial;
- Marcação de consultas no Serviço Nacional de Saúde;
- Assinatura digital;
- Pedido de passaporte;
- Pedido de informação sobre matrícula automóvel;
- Criação de empresa online;
- Início de processo de casamento;
- Pedido de divórcio;
- Requerimento de Cartão Europeu de Seguro de Doença da Segurança Social;
- Pedido de certidão de registo automóvel;
- Requerimento do subsídio de desemprego;
- Abertura de atividade nas finanças;
- Serviço Casa Pronta;
- Realização da habilitação de herdeiros;
- Candidatura ao Porta 65 – Jovem;
- Entre muitos outros.
Mas não só, alguns bancos em Portugal também permitem a utilização desta ferramenta para aceder aos seus serviços. São exemplo: a Caixa Geral de Depósitos, Novo Banco, Millennium BCP e ActivoBank.
Tratar de assuntos como estes – por norma urgentes – e até poder assinar documentos sem ter de se deslocar aos locais é uma realidade. Tirar partido desta opção é um grande benefício, pois vai poupar tempo e, em alguns casos, dinheiro.
Ative já a Chave Móvel Digital. Não tem custos, trata tudo online e vai dar-lhe muito jeito. Leia o artigo Chave Móvel Digital: A solução para renovar documentos sem sair de casa e saiba quão simples é ativar esta ferramenta.
Confirme se assinatura digital está ativa
Há algumas situações em que, apesar de se conseguir pedir e acionar a chave móvel, não se consegue ativar a assinatura dos documentos.
Depois de já ter a chave móvel e o PIN correspondente, aceda ao site autenticacao.gov.pt, entre e faça log in e depois de confirmar os seus dados vai entrar numa zona do site onde tem várias opções do lado esquerdo, escolha a Chave Móvel Digital e consulte o estado da subscrição da assinatura digital. Se estiver ativo poderá assinar documentos através desta ferramenta, Se estiver inativo terá de realizar a ativação presencialmente nos Espaços Cidadão, Espaços Empresa e nos balcões de atendimento do IRN e da RIAC.