Livro de Rui Bairrada, Chairman do Doutor Finanças
«Por isso, venha de lá esse futuro! Ao pensar nele, já “sinto cenas”. E peço-vos que imaginem a dimensão de todo este novo mundo, visto pelos olhos de quem ainda se sente como o rapaz que, num escritório já vazio, descalçava os sapatos, tirava o casaco, e passava parte da madrugada a separar faturas por códigos postais.
Tal como tem acontecido sempre, quando me perguntarem “se não fosses CEO do Doutor Finanças o que gostarias de ser?”, responderei da mesma maneira: queria voltar a ser estafeta. Queria voltar a fazer exatamente aquilo que faço hoje. Servir os outros.»
Rui Bairrada, CEO do Doutor Finanças
Em 1995, Rui Bairrada era estafeta num banco. Hoje é CEO da empresa Doutor Finanças, um projeto de sucesso que muito tem contribuído para a literacia financeira dos portugueses e para melhorar a vida de milhares de famílias. E agora a pergunta que muitos fazem: como é que alguém que era estafeta, não tem uma licenciatura nem fala inglês chegou onde está?
Num discurso fluído, sem evitar tabus, o empreendedor e self-made man revisita o seu percurso profissional e explica as decisões mais difíceis que tomou, como é que «sentir cenas» é um método de sucesso comprovado e porque é que as pessoas com quem trabalha são as conquistas mais importantes da sua carreira.
Numa abordagem inovadora da liderança e da gestão dos recursos humanos, Rui Bairrada assume-se como um CEO disruptivo, que mostra que o elogio, a amizade e o cuidado com o outro têm sempre lugar na mesa da administração, ou não tivesse como lema «fazer o bem, bem feito».
“Este livro e o relato do Rui de como tudo aconteceu são a prova de que é possível criar uma empresa ou um projeto a partir do zero, e até de vários zeros. Percebi que o fecho de um capítulo pode ser um excelente princípio de outro, ou outros. Os recomeços não têm de ser uma coisa má, pelo contrário.
“Acredito que ele é sincero quando diz que ficaria muito contente se alguém o substituísse por ser melhor do que ele. Mas também acredito que se isso algum dia acontecer, já estará a pensar em fazer outra coisa qualquer que lhe dê gozo, satisfação e que seja útil para outros. E fá-lo-á seguindo sempre a sua máxima. Não sei se foi ele que inventou a frase, mas foi da boca dele que a ouvi pela primeira vez: «Fazer o bem, bem feito.»”
Pedro Andersson
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
1 Outubro 2023
Conheça a história de vida de Rui Bairrada e do seu percurso até se tornar CEO do Doutor Finanças. Uma história com desafios, aprendizagens e, acima de tudo, segundo o próprio, pessoas incríveis.