Há tantos mitos quando se fala em mediação imobiliária e muitas vezes são convicções originárias de experiências vividas ou ouvidas no passado que as assumimos (mesmo não tendo sido vividas por nós) como verdades absolutas, mas já dizia o provérbio: “Uma andorinha não faz a primavera”.
Um desses mitos é um clássico: “no mês de agosto não se vendem casas”, mas já dizia São Tomé: “Ver para crer” e para o desmistificar será sempre necessário abordar factos.
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Os factos por detrás do mito
Facto: A venda depende de uma ação, ou seja, se um agente imobiliário limitar o seu volume e raio de ação, ou seja, se nada fizer para que isso aconteça, realmente não vai acontecer, seja em agosto ou em outro qualquer mês.
Facto: A casa é uma necessidade primária e fundamental na vida de qualquer pessoa. Muitas vezes a decisão de compra, venda ou arrendamento é planeada com antecedência, outras vezes nem tanto. A decisão acaba sempre por acontecer, se não conhecer bem o mercado onde se atua, se não conhecer as pessoas que nele habitam ou pretendem vir a habitar, será muito difícil jogar com o fator tempo a seu favor e, sim, a verdade é que há muitas pessoas que escolhem o tempo do mês de agosto para realizar a sua transação imobiliária.
Facto: O mês de agosto é, por excelência, o período de férias preferido pelos portugueses, preferido para uns, forçado para outros. Existem outros grupos de pessoas que param neste período em Portugal e em muitos outros países, principalmente europeus. Ou seja, o potencial cliente estrangeiro e os emigrantes portugueses que se incluem neste grupo podem tomar ou até efetivar decisões imobiliárias neste período. Por outro lado, há outro grupo de pessoas que precisam, necessitam e querem vender ou comprar casa e reservam este mês para se dedicar a esta tarefa simplesmente porque é o mês em que têm algo precioso: tempo, o seu tempo.
Facto: A maioria das pessoas que procura vender ou comprar casa neste período tem um foco muito maior e clara urgência para o fazer. Este grupo pode até ser em menor número, mas é um grupo de potenciais clientes altamente motivado e, por isso, com um poder de decisão mais assertivo.
Facto: As condições meteorológicas também jogam a nosso favor, as casas com mais luz têm outro encanto e os dias são mais longos. Além disso, as cidades têm menos pessoas e menos trânsito, as visitas podem ser mais tardias sem o problema da ausência de luz natural e menos stressadas pois há mais tempo.
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Ainda não está convencido?
Se for agente, verifique os números da sua agência ou de outros colegas que costumam aproveitar o mês de agosto para vender mais e principalmente melhor.
Mais outro facto: Quando chegar setembro, faltarão apenas quatro meses para o final do ano e, como sabe, o processo de venda imobiliária é lento. Se teve um bom desempenho no mês de agosto, pode alavancar um ótimo final do ano.
Uma última palavra para os profissionais que trabalham em zonas balneares e mais turísticas: pode estar perante a situação inversa à explicada por mim anteriormente, ou seja, vai ter mais contactos, sim, mas possivelmente de menor qualidade. O meu conselho, principalmente no que diz respeito ao cliente comprador, é o de qualificar bem sempre, e logo na própria chamada telefónica, para evitar o que se chama na gíria de “turismo imobiliário”.
E agora que é quase agosto, para mim, e se for o caso para si, boas férias e boas vendas!
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