energia

A eletricidade é essencial no dia-a-dia de todas as casas. Mas também neste bem essencial é possível poupar. Com o comparador de energia fique a conhecer a saúde da sua fatura de eletricidade, quando comparada com esta solução.

Depois de simular, vai ficar a saber se é possível encontrar uma tarifa ainda mais baixa do que aquela que tem atualmente contratada. Utilize o comparador YES ENERGY #SMARTLIVING e veja se pode poupar:

Como usar o Comparador de Energia?

Para utilizar esta ferramenta, deve ter consigo uma das últimas faturas de eletricidade. É deste documento que conseguirá retirar as informações necessárias:

  • Tipo de Tarifa (simples, bi-horária ou tri-horária)
  • Potência Contratada
  • Consumos por período horário
  • Preço kWh por período horário

Depois de preencher estes campos, a ferramenta vai devolver o resultado da análise à sua situação atual: se está a pagar um valor ajustado e deve manter ou se há alternativas mais atrativas que o permitirão poupar na fatura mensal.

Nota: os valores analisados consideram um período completo de 30 dias.

O que são os ciclos horários?

Dependendo da tarifa que tem contratada (simples, bi-horária ou tri-horária) os seus consumos podem ser cobrados a diferentes valores.
Se a tarifa é simples, o valor por quilowatt-hora (kWh) é igual em qualquer período.
Mas se a tarifa for bi-horária, o valor será diferente em dois períodos: horas de vazio e horas fora de vazio.
Já na tarifa tri-horária, como o nome indica, são contemplados três períodos: horas de vazio, horas cheias e de ponta.

Analisemos então o significado de cada uma destas nomenclaturas:

Horas de vazio: aquelas em que o consumo de energia é, por norma, inferior. Ou seja: períodos noturnos e fins de semana

Horas fora de vazio: restantes horários contemplados na tarifa bi-horária, por comparação com o período vazio.

Cheias: horários de consumo de energia intermédio.

Horas de ponta: horas identificadas como de maior consumo de energia: início da manhã e final da tarde.

Os ciclos são por isso diários (consoante o período do dia) e semanais (dias úteis e fins de semana) e ainda podem variar consoante o horário de verão ou de inverno. O ideal é confirmar com a comercializadora de energia de que é cliente quais as tabelas de preço em vigor.

Poupar na carteira e no ambiente

A importância crescente da poupança em energia prende-se com questões de finanças pessoais e familiares, mas também com uma abordagem mais abrangente, a da sustentabilidade. Ou seja, poupar energia em casa tem repercussões um pouco por todo o mundo.

Então, para que consiga uma poupança efetiva na fatura de eletricidade em casa, tenha em consideração estas 5 dicas essenciais:

  1. Utilize, sempre que possível, luz natural. Abra os estores, deixe a luz solar iluminar os compartimentos;
  2. Não deixe aparelhos em stand-by. Se não os está a utilizar, desligue-os da tomada;
  3. Rentabilize o espaço disponível em eletrodomésticos como máquinas de lavar roupa ou loiça, forno, chaleiras, sempre que estão em funcionamento;
  4. Isole corretamente os espaços, para não ter de recorrer a opções de aquecimento ou arrefecimento como o ar condiconado;
  5. Analise com frequência as suas faturas de energia e monitorize os gastos. Sempre que necessário, recorra ao comparador de energia, para perceber se ainda pode poupar mais.

Nesta ferramenta tem a oportunidade de confrontar a sua fatura de eletricidade atual com uma oportunidade de poupança. É simples e rápida de utilizar. Se o resultado da análise for “fatura crítica”, considere mudar o quanto antes e poupe já na próxima fatura.

Conheça também as diferenças entre o mercado livre e o mercado regulado de eletricidade.

Poupança