Com base nas características do seu crédito habitação atual e com as características do crédito que pretende ou das propostas que tem, saiba quanto consegue poupar ao transferir o crédito da sua casa.
O que precisa para usar a Calculadora de Transferência de Crédito Habitação
Para utilizar esta ferramenta deve ter presente as características do seu atual crédito habitação e as características do crédito que pretende, nomeadamente:
- Montante em dívida
- Spread
- Prazo
Ao preencher estes dados vai obter a comparação entre a sua prestação atual e o valor da sua nova prestação, bem como a poupança que vai gerada.
A calculadora de transferência de crédito habitação mostra-lhe ainda o valor total de juros do empréstimo atual e o total de juros do novo empréstimo, dando-lhe ainda indicação da poupança total com juros ao transferir o empréstimo da sua casa.
A poupança pode ser ainda maior
Para além de obter um melhor crédito habitação com uma prestação mais baixa, uma nova proposta também lhe pode permitir poupar muito dinheiro em outros produtos associados ao empréstimo.
Entre os produtos em que pode poupar estão os seguros de vida e multirriscos, bem como coberturas de seguros que não utiliza, cartões de crédito, contas-poupança, entre outros.
Para além do spread, do prazo e dos produtos acima enumerados deve ainda olhar a outros fatores que revelam se é altura de transfereir o seu crédito habitação. Entre eles a TAEG (Taxa Anual de Encargos Efetiva Global) e o MTIC (Montante Total Imputado ao Consumidor) e comparar. Estes indicadores englobam todos os custos do crédito, ou seja, consideram não só os juros, mas também os restantes custos. Apesar de não serem contemplados na comparação feita por esta ferramenta, estes valores constam nas propostas de financiamento e devem ser tidos em conta.
Analisar todos os aspectos e construir um processo sólido para a transferência do seu crédito habitação é fundamental para o sucesso da operação. O Doutor Finanças conta com especialistas da área do crédito habitação que o podem ajudar desde o momento de recolha de todos documentos que os bancos podem pedir à formalização do seu processo, sem custos para si.