Como poupar no regresso às aulas é um desafio para os pais, particularmente no mês de setembro. De facto, o regresso às aulas traz novas despesas apesar de já existirem algumas ajudas no que toca a livros escolares.
No entanto a lista de material escolar, o equipamento desportivo e a necessidade de comprar nova roupa e calçado, leva a que os pais tenham de fazer “milagres” com o orçamento familiar.
Por isso, é a altura certa para meter “mãos à obra” e pensar como pode poupar nesta época que se avizinha. Neste artigo, reunimos algumas dicas que podem dar-lhe uma ajuda sobre como poupar no regresso às aulas.
Leia ainda: Calendário escolar 2022/2023: Arranque do ano letivo, provas e exames
Antes de comprar organize-se
Faça uma lista de tudo o que pensa que irá gastar
Fazer listas é sempre um bom ínício. Permite sistematizar e organizar o que tem de fazer, neste caso o que tem de comprar e por isso onde terá de poupar.
Se se esquecer de alguma coisa não se preocupe, pode sempre rever a qualquer altura a lista. O importante é que a lista seja o mais completa possível para que não haja nada que estrague a poupança que se propõe fazer.
Hierarquize a lista por grau de importância
Se o seu filho cresceu muito no verão e nada lhe serve, então comprar roupa tem de estar no cimo da lista. Assim como o material que necessita para o novo ano letivo. Mas existem decerto outros itens que podem estar no fim da lista como por exemplo tomar café todos os dias fora de casa.
Calcule quanto tem para gastar
Se já sabe o que tem de comprar e em que ordem de importância, o passo seguinte é saber quanto tem para gastar nas coisas que incluiu na lista.
Tendo esse valor então já tem o teto máximo que pode gastar nas coisas que incluiu na lista. Imponha a si mesmo que não pode ultrapassar esse valor. Agora é só pôr à mãos à obra.
Leia ainda: O seu filho vai entrar no primeiro ciclo? O que deve preparar

Na altura de comprar, poupe
Roupa
Mesmo que tenha roupa de reserva há sempre algumas peças que terá de comprar. Aproveite as promoções ou experimente ir a lojas de roupa em segunda mão ou poderá encontrar roupa, mesmo de marca, a preço muito baixos.
Outra opção será comprar em sites de vendas de produtos em segunda mão. E já agora, se tem roupa que já não usa, ou que deixou de servir aos seus filhos e está em boas condições porque não vender também nesses mesmos sites? Será uma maneira de reduzir os gastos efetivos em vestuário.
Material escolar
A lista de material escolar é, por vezes, extensa, sobretudo para as aulas de educação visual.
Aqui para poupar no regresso às aulas o segredo é reciclar. É certo que começar o ano com material novo é muitas vezes um incentivo adicional para que o ano letivo seja um virar de página, um começar de novo com entusiasmo redobrado, mas talvez haja outra maneira.
As crianças são desde cedo incentivadas na escola a reciclar e a reaproveitar. Fale com o seu filho. Veja se a mochila do ano passado, que ele tanto quis comprar, ainda está em condições. Decerto que se gostou no ano passado a irá quer usar este ano. O mesmo se passa com o estojo. E são despesas que deixará de ter.
Veja o restante material escolar. Se lhe pediram um bloco de papel cavalinho para a aula de educação visual, será que não sobrou do ano passado? E a lapiseira de minas 0,5mm também não pode ser a mesma?
Poderá certamente reaproveitar algum material do ano anterior. E para o que não conseguir, aproveite as promoções. As grandes superfícies fazem sempre campanhas de “regresso às aulas” antes do arranque do ano letivo que vale a pena aproveitar.
Livros escolares
Aqui pode poupar no regresso às aulas se o seu filho frequentar a escolaridade obrigatória numa escola pública ou numa escola privada com contrato de associação. Se for o caso terá direito a manuais escolares gratuitos através dos vouchers que são atribuídos após registo na plataforma Mega e que terão se ser apresentados nas livrarias aderentes
Mas atenção que apenas os manuais são gratuitos. Terá de comprar os cadernos de fichas e atividades que forem pedidos pelos professores.
Peça faturas com NIF
Embora todas as faturas com NIF entrem para o IRS nem todas as despesas entram como despesas de educação. De facto, só entram nas deduções do IRS na categoria de educação as despesas com IVA a 6%. Assim se comprar o material para educação física numa loja com IVA a 23% este não será incluído nessa categoria. Mas se for adquirido na escola já é dedutível porque os estabelecimentos de ensino estão isentos, ou sujeitos à taxa mínima de 6%.
Outras despesas onde pode poupar no regresso às aulas
Feitas as contas, mesmo tendo reduzido os gastos ao máximo se chegar à conclusão que vai ultrapassar o orçamento disponível então tem de poupar noutros gastos que terá no regresso às aulas.
Poupe nas refeições fora de casa
Se ainda almoça fora todos os dias, mesmo que seja só uma sopa e um salgado, eliminar esse custo será uma maneira de poupar. Leve de casa o resto do jantar para o seu almoço.
Mas se já o faz, então terá de encontrar outra maneira de poupar. Toma café fora de casa? Janta fora um dia por semana com a família ou com os amigos? Terá de poupar por aí.
Se jantava fora com a família, substitua-o por um jantar simples feito pelos seus filhos. Vão divertir-se e poupará dinheiro. Mas se jantava fora com os amigos, substitua-o por um jantar em sua casa em que cada um contribui com alguma parte. Verá que será divertido e poupará dinheiro e até não têm de se preocupar com a hora em que o restaurante fecha.
Poupe no ginásio
Se setembro é o mês em que tem de renovar a inscrição no ginásio. Veja se foi no ano anterior tantas vezes quantas deveria ter ido. Se a resposta for não, pense em não renovar a inscrição e em substituir por caminhadas ou corridas com amigos. E assim terá menos um gasto.
Reveja as compras de supermercado
Opte por marcas brancas, na sua generalidade a qualidade é boa e o preço é inferior. A conta do supermercado baixa e, assim, aumenta o orçamento disponível.
Leia ainda: Vale a pena poupar no supermercado?
Prepare os seus filhos para poupar durante o ano letivo
Sensibilize-os a poupar
Envolva os seus filhos a poupar neste regresso às aulas. Fale abertamente com eles e sensibilize-os para a importância de poupar. Explique-lhes o que teve de fazer para que tivessem tudo o que precisavam. Os jovens são recetivos a estas abordagens e irão decerto colaborar.
Lanches escolares
Se o seu filho passa muito tempo na escola então terá de comer algo a meio da manhã ou da tarde. Ir ao bar é para muitas crianças uma rotina diária, mas também é um custo acrescido. Faça com eles levem de casa o que querem comer na escola durante o dia. O seu orçamento agradece.
Material escolar e calçado
Sensibilize-os para que não estraguem o que pode ser poupado. Atirar a mochila para o chão, ou andar aos pontapés às pedras fará, certamente, com que as mochilas e ténis durem menos tempo.