calculadora com caneta e tabela

Para concretizar a resolução de organizar as finanças pessoais em 2022, o Doutor Finanças disponibiliza uma série de ferramentas que permitem a análise do estado de saúde da sua carteira. Dos rendimentos aos impostos, passando por calculadoras que indicam um potencial de poupança. Conheça as ferramentas que vão fazer a diferença na sua carteira neste novo ano.

Rendimentos

O novo ano traz algumas novidades no que diz respeito a rendimentos: as tabelas de retenção na fonte foram atualizadas e, por isso, alguns salários beneficiam de alterações. O mesmo acontece com as pensões, cujas alterações tem impacto no montante que cada pensionista recebe cada mês. Para saber exatamente quanto vai cair na conta, calcule o seu salário líquído para este ano 2022 ou, se for o caso, a sua pensão líquida.

Prestações sociais

O Indexante dos Apoios Sociais (IAS) sobe de 438,81 euros em 2021 para 443,2 euros em 2022. E, por isso, algumas prestações, como o subsídio de desemprego, também atualizam. Se vai ficar numa situação de desemprego, simule e saiba com que valor pode contar nos meses de maior instabilidade.

Impostos

Os impostos têm um impacto importante nas finanças pessoais ao longo do ano. Seja por via dos rendimentos ou dos bens, é crucial estar a par da fatia que tem que entregar ao Estado. No portal do Doutor Finanças pode calcular alguns dos impostos que têm impacto na sua carteira – especialmente relacionados com imóveis, como:

Análise e organização das finanças pessoais

Para além das ferramentas acima mencionadas, que dependem de decisões governamentais e alterações legislativas, no portal do Doutor Finanças pode encontrar ferramentas dedicadas a realidades individuais. É recomendado fazer com frequência uma espécie de auditoria às suas contas, confrontar o estado das suas finanças com o que está previsto no orçamento pessoal ou familiar. Com esta análise pode ainda descobrir onde pode poupar todos os meses. Para isso, pode contar com calculadoras como:

No Portal do Doutor Finanças encontra ainda outras ferramentas para o apoiar em situações mais específicas, relacionadas com as suas finanças pessoais. Utilize-as não só no início do ano, mas sempre que se justificar ao longo do ano. Se precisar de apoio mais personalizado, conte com os nossos especialistas.

Finanças pessoaisOrçamento Familiar