As redes sociais já existem nas nossas vidas há mais de 20 anos. O tempo de adaptação, experimentação e adoção já evoluiu muito e se no início, algumas pessoas e empresas tinham dúvidas em relação à eficácia de utilização de redes sociais, principalmente em relação ao célebre conflito entre a vida profissional e pessoal, hoje não há qualquer dúvida:

Os utilizadores das redes sociais (e as próprias redes sociais), querem saber mais sobre si ou sobre a sua marca, logo, se pretende passar autenticidade, não há lugar para dois perfis separados porque a sua vida ou o dia a dia de uma marca é apenas um!

Na minha última formação nos Estados Unidos, fui comprovar aquilo que já se faz em todo o mundo sem resistência:

As marcas pessoais proliferam nas redes socias e a opinião é unânime, a melhor estratégia para se diferenciar não é a de olhar para o lado para ver o que os outros fazem, mas sim olhar para dentro. “Be Your Self”, ou seja, sê tu mesmo.

A autenticidade de mostrarmos sem reservas o que somos, como somos, no que acreditamos e o que queremos ser, é o que o nosso público espera de nós. Querem viver e acompanhar o nosso dia a dia, o nosso lifestyle e claro, o nosso trabalho, as nossas conquistas, os nossos receios, as nossas experiências e aprendizagens, o nosso conhecimento, aquilo que fazemos bem e ao que dedicamos grande parte do nosso tempo para servir os outros, neste caso, para servir quem nos segue.

Mas não basta sermos nós mesmos, precisamos de ser e fazer, criando e aportando valor na nossa comunicação para quem nos segue.

Para isso será importante perceber para quem falamos, quem é o nosso público, os nossos fãs, os nossos haters. Devemos conhecê-los bem para saber como, o que e quando devemos comunicar para falarmos, por exemplo, no caso de um Agente Imobiliário, não só do seu dia a dia, mas do mercado. De como se posiciona como especialista de uma determinada zona, de como interage com um determinado nicho ou segmento para se ganhar primeiro relevância, depois reconhecimento e só muito depois (com muita consistência) ganharmos a tão aspirada autoridade, que permite a qualquer profissional da área de mediação ter uma porta aberta quando aborda para propor soluções que o seu serviço ou produto pode trazer àquela pessoa em específico.

Uma das estratégias para quem tem uma presença de marca pessoal forte online neste mercado, e de extrema importância, é a capacidade de demonstrar que conhece bem a zona, comunidade ou nicho e isso demonstra-se utilizando estratégias de colaboração.

Cada vez que faz um post ou um reel, ou sempre que possível, deve pedir a colaboração de alguém que valide e traga relevância à sua informação. Provavelmente alguém influente na zona, comunidade ou nicho e que ao aceitar a colaboração (previamente combinada) valida a informação que pretende passar.

Estou a falar em específico para a mediação de colaboração com parceiros, comércio local, restaurantes, museus, pessoas inequivocamente reconhecidas, entre outros influenciadores.

Este tipo de técnica tem sido muito eficaz para melhorar a estratégia e objetivo de aumento de esfera de influência, ou seja, de aumento do número de seguidores autênticos e principalmente não pagos, pois são estas as pessoas que poderão criar valor, ao reconhecer o valor que lhes pode também aportar hoje ou no futuro para si ou para alguém que conhecem e possam recomendar a sua oferta de produto ou serviço.

A sua comunidade (seguidores online) não o vai seguir e interagir consigo se apenas postar casas e mais casas, claro que depende das casas e do estilo de posts, pois se o seu eixo de comunicação for design de interiores, o post sobre casas pode ser muito mais além disso, pode falar de tendências, pode revelar casas de interesse visual, pode revelar a sua opinião sobre o espaço ou quem nele vive, enfim, o importante é perceber se o seu público espera ver isso de si e o segue por isso.

Logo, seja, casas, lifestyle, zonas, locais de interesse, experiências que tem no seu dia a dia, ou algo que o caracteriza como marca pessoal nesta área do imobiliário, o principal é apostar na autenticidade e coerência de alimentar a sua comunidade com o que está a fazer, como se está a sentir, o que pensa sobre determinado tema, ou seja, sobre si, o seu lifestyle e a sua personalidade que claro, tem de ser coerente com aquilo que realmente é, e principalmente, com o público alvo a quem se dirige e o segue.

Mas no meio de cada vez mais conteúdos, como despertar e envolver?

Os vídeos valem mais que mil posts estáticos, a capacidade de envolvimento é muito maior, e aqui, os reels são os seus maiores aliados, ou seja conteúdo curto, impactante e de valor.

Hoje há tecnologia que o pode apoiar, logo, não será necessário investir tanto na produção, mas sim, no conteúdo de qualidade dos mesmos.

O tempo é o seu maior custo, por isso, e apesar da tecnologia disponível, o que eu aconselho é que encontre um bom parceiro de vídeo (especialista) e planeie com ele algumas horas seguidas de gravação. Prepare-se antes, ou seja, saiba o que vai falar (temas, storyboard, guião), grave o mesmo conteúdo de diversas formas, mudando o cenário, a sua roupa, mas não o estilo, esse será o seu grande ponto de diferenciação. Ao fazer isso poderá garantir conteúdo para lhe poupar tempo e trazer mais resultados.

Muito importante, encontre-se com o que é confortável e natural para si e seja você mesmo! É aqui que conseguirá criar facilidade de consistência e conexão.

Mesmo com a devida preparação, não vá à procura da perfeição, as pessoas procuram mais a autenticidade e sabem que a autenticidade não está alinhada com a perfeição.

As histórias ou stories também são funcionalidades aliadas dos vídeos, é aqui que devem colocar o que fazem todos os dias em momentos curtos, é aqui que devem incorporar o vosso dia a dia pessoal e profissional, englobando as casas e as histórias de pessoas que vão fazer parte do vosso dia a dia, ou não fossem vocês Agentes Imobiliários!

Se os vídeos hoje são a melhor forma de se conectar, e se todos estão na Meta, que tal desenvolver o Youtube, canal por excelência e também uma rede social de valor. Pense que quando alguém precisa ou quer saber como algo se faz, a tendência é ir ao Youtube ou para gerações mais jovens, ao Tik Tok, procuram informação visual rápida, prática e explicativa que o formato tutorial oferece.

Apesar de cada rede ter o seu ecossistema e linguagem especifica, o seu público-alvo poderá estar em diversas redes, logo, a estratégia de postar o mesmo conteúdo em diversas redes e de forma constante, pode ser acertada para quem quer gerir tempo.

Agora é fazer, todos os dias, pois a consistência do seu plano é chave para que a sua estratégia dê certo.

Para finalizar, uma última reflexão para quem gere Agentes, seja Broker, Team Leader ou Diretor Comercial, a palavra de ordem é Agents Brand First, as pessoas compram a pessoas e cada vez menos a marca, principalmente num negócio de pessoas para pessoas como é o da mediação imobiliária.

Autores ConvidadosImobiliário