Acordamos de manhã para sermos mais felizes. Ainda que seja um conceito subjetivo e a felicidade possa ter significados distintos para todos, é nisso que investimos grande parte da nossa energia. No Doutor Finanças, acreditamos que esse bem-estar apenas se conquista com o equilíbrio de três elementos fundamentais: mente, corpo e carteira.

No cenário em constante evolução da economia global, o bem-estar financeiro emergiu como um elemento crucial de discussão entre investigadores, instituições e sociedade civil. O estudo O Bem- Estar Financeiro em Portugal: Uma Perspetiva Comportamental, visa explorar a natureza multifacetada do bem-estar financeiro, investigando os seus determinantes, impactos e as diferentes perceções que o moldam.

O bem-estar financeiro não se limita apenas à medida do rendimento ou da riqueza de cada um; abrange, antes, um espetro mais amplo de segurança financeira, liberdade de escolha e capacidade de cumprir obrigações financeiras atuais e futuras. Está intrinsecamente ligado à paz mental, satisfação e resiliência face a adversidades económicas.

A importância do bem-estar financeiro é sublinhada pela sua influência profunda na nossa qualidade de vida, na saúde mental e na capacidade de participar na sociedade com dignidade e confiança. Como tal, este estudo aborda as dimensões psicológica, social e económica que contribuem para o estado financeiro de um indivíduo.

Através de uma revisão abrangente da literatura e análise empírica, o estudo investiga o papel da educação financeira, da estabilidade do rendimento, do comportamento de poupança e do acesso a serviços financeiros no fomento do bem-estar financeiro. Além disso, avalia o impacto de fatores socioeconómicos, como idade, género, situação profissional e contexto cultural.

O objetivo final desta investigação é fornecer insights acionáveis que possam informar o desenvolvimento de políticas, o planeamento financeiro e os processos de tomada de decisão individuais. Ao aprofundarmos a nossa compreensão do bem-estar financeiro, podemos abrir caminho para sociedades mais inclusivas e prósperas.

Desde a sua criação que o Doutor Finanças tem como missão a promoção da literacia financeira, enquanto motor de um maior bem-estar geral. Ajudar os portugueses a tomar melhores decisões financeiras é algo que está presente em todas as ações que desenvolvemos. O portal, os conteúdos desenvolvidos e a Academia Doutor Finanças são apenas alguns exemplos. Já lançámos livros e uma peça de teatro infantil. Tudo isto, alinhado com o mesmo propósito.

Em 2024, ano em que celebramos o 10.º aniversário, o lançamento deste estudo pretende contribuir para uma discussão produtiva e consequente sobre a importância da literacia financeira em Portugal. Para o Doutor Finanças são 10 anos a aprender, a ensinar e a ajudar. As conclusões deste exercício de reflexão e análise serão fundamentais para desenhar o caminho para os próximos 10 anos. E queremos ir mais longe.

Não queremos apenas melhorar a posição nos rankings de literacia financeira. Acreditamos que a literacia não é uma finalidade em si, mas sim uma ferramenta para algo muito maior do que apenas uma vida financeira mais equilibrada. É crucial para o nosso bem-estar e felicidade.

Autores ConvidadosFinanças pessoais